Software Livre e a concorrência saudável

Durante uma certa discussão à respeito do SL com alguns profissionais, surgiram argumentos de que a concorrência não faz parte deste mundo, mas a verdade não é esta.

A concorrência pode ser pensada por alguns como algo ruim, e especificamente falando em SL, poderia funcionar como elemento descentralizador diante de uma determinada solução, como por exemplo, a idéia de investir em uma nova solução de http em relação ao Apache.

Muitos já devem estar pensando: “Esse cara quer reinventar a roda”, mas na verdade foi apenas um exemplo simples, desconsiderando a robustez e tempo de desenvolvimento da equipe da Apache Foundation, porém nada é impossível.

O fator positivo na concorrência, e o principal na minha opinião, são os grandes esforços em se melhorar as soluções propostas por cada desenvolvedor e os grandes esforços da comunidade em fazer o projeto alavancar e ser usável. E com isso não é de se espantar a diversidade alarmante de projetos provocada por estes esforços.

Soluções são iniciadas, alteradas, rebatizadas e redistribuídas. Isto faz com que o nicho mercadológico venha à ser cada vez mais rico e venha a suprir as necessidades dos usuários diante de tantas novas opções.

Vale ressaltar a naturalidade com que isso acontece, e que o entusiasmo e vontade dos desenvolvedores não impõem limites no ato da criação, inaugurando-se então um ciclo de criatividade espantoso na busca da excelência.

A riqueza e a tangência do SL só existe pela prática da “concorrência saudável”, ou seja, é mostrar o melhor e competir pela qualidade, desconsiderando as práticas maléficas que algumas empresas proprietárias se sustentam.

A opção da escolha é sinônimo de liberdade, do multiculturalismo atual, e é questionando com fundamentação que continuamos mantendo este ciclo e sendo os principais responsáveis pelo sucesso das idéias inteligentes.

Cada um defende o seu ponto de vista, e quanto mais pontos de vista, maior a análise que podemos fazer. São milhares de soluções baseadas em milhares de tecnologias e utilizadas por milhares de pessoas.

A concorrência aqui se resume em uma competição, onde todos se exercitam diariamente para chegar ao primeiro lugar. O primeiro lugar é o mais difícil de se manter, pois a cada hora um obstáculo é colocado e devemos estar preparados para vencê-los.

Advertisements

2 thoughts on “Software Livre e a concorrência saudável

  1. O texto está um pouco estranho… Pelo que entendi, você quer dizer que a “concorrência” é algo bom para o software livre. Começa por dizer que ela existe citando um suposto desenvolvimento de um outro daemon http.

    Creio que você poderia citar o exemplo mais claro do XaraXtreme e o Inkscape. Os dois estão aí pra quem quiser usar. O Xara tem um “development agreement” lá que ainda não li, mas o código está liberado na GPL. O Inkscape também. Os dois são projetos grandes. Creio que um utiliza código do outro mas não poderia afirmar isto. No caso, isso seria um fator positivo do desenvolvimento paralelo. Outro exemplo seria o Gnome e KDE.

    Sempre me pergunto, no entanto, porque diabos os melhores desenvolvedores do Gaim, AMSN, Tapioca, Kopete, etc. não se juntam e desenvolvem um software de mensagem instantânea que funcione bem. Creio que o Ekiga seja o melhor hoje em dia, mas ninguém utiliza ele. E, neste caso, creio que a “concorrência” não seja interessante.

    Podemos também pensar que esse tipo de desenvolvimento paralelo não se adeqüe bem a palavra “concorrência” pois, geralmente, a palavra se aplica a disputas comerciais. Mas isso é outra história.

    Pirolla.

    ps.

  2. Pirolla,

    entendo o que você disse. Encare-se no sentido do gnome e kde, mas veja o sentido da palavra concorrência. Muitas das vezes encaramos a palavra no sentido em que entendemos, e concorrência pode parecer negativa, mas verificando o verdadeiro sentido vemos que pensamos errado. Assim como há pouco tempo descobri que “bizarro” significa nobre, gentil, extravagante, não “estranho” no sentido que muita gente denota. Muito proveitoso seu comentário.

    concorrência

    do Lat. concorrentia

    s. f.,
    afluência;
    confluência = reunião, junção, convergência;
    competência;
    porfia comercial ou industrial = discussões comerciais;
    Jur.,
    alegação de direitos iguais entre várias pessoas sobre o mesmo objeto;
    espécie de luta pela vida que é baseada nos fenomenos de seleção natural e que defende a ideia de que esta é efetuada através da escolha do mais apto e não do mais forte.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s