Minhas alterações e implementações no Gnuteca

Estou personalizando o Gnuteca para a Biblioteca da FATEA. Comecei a mexer primeiro no layout, pois desta forma vou entendo como o sistema funciona e posso iniciar as próximas implementações. Abaixo segue o que eu fiz por enquanto:

  • Aplicação de layout;
  • Substituição de tabelas por divs;
  • Adequação de normas da W3C;
  • Modificando de html para xhtml;
  • Substituindo tags defasadas do html;
  • Aplicação de estilos CSS;
  • Centralização de logon (miolo,gnuteca,usuários do gnuteca) em apenas um formulário de logon;

Futuras implementações:

  • Construção de bases específicas para: autores; editoras; e locais de publicação;
  • Validação dos campos à medida que o usuário insere as informações;
  • Regras de catalogação de autores e editoras seguindo a AACR2;
  • Alteração da base de usuários para aceitar códigos dos alunos e professores da faculdade;
  • Estudos de usabilidade e melhor adequação das interfaces;
  • Documentação de todo o sistema para usuários;
  • Documentação de todo o sistema para desenvolvedores: arquivos, paths, onde modificar o que, etc;

Em breve estarei publicando estes arquivos que tenho alterado para a comunidade, creio que também tanham a necessidade destes itens que listei acima.

Vou postar alguns screenshots que tirei para que vejam o meu trabalho:

Centralização dos LoginsPós-logon do miolo (opção de administração)Pós-logon do gnutecaTela de inserção de novo material (iniciando trabalho)

E aí, o que acharam? Comentários?

8 thoughts on “Minhas alterações e implementações no Gnuteca

  1. Eduardo,

    estou finalizando as changes em outubro. Porém o processo todo na biblioteca irei finalizar em novembro, devido à migração dos dados do programa antigo para o gnuteca. Consegui há pouco mais um programador para trabalhar comigo, e isto está agilizando mais o processo. Creio que em dezembro já estaremos estáveis com tudo. Aí vai ser a hora de fechar a documentação, alterações e docs do projeto. Ainda estou pensando em lançar as alterações com outro nome e criar uma comunidade com blogs, wikis, forum, etc….

  2. Eduardo, muito bacana o trabalho, porém não sei se vai ser bom você fazer um fork do projeto… não seria mais interessante disponibilizar suas alterações como path para o gnuteca? Penso que, enquanto comunidade, devemos reduzir a duplicação de esforços ao máximo. IMHO só vale a pena criar um novo projeto caso as suas alterações, que são muito interessantes por sinal, não forem aceitas no projeto original…

  3. Olá, nao sei se vcs ainda acessam essa páginas, mas tem como me passar algumas informações??Qual o procedimento para instalar o gnuteca na biblioteca??Vc também fez uso do Sagu??Vc teve que pagar alguma consultoria para a Solis?Pois entrei em contato com eles e eles me passaram valores bem salgados para implementarem o gnuteca e o sagu na unidade onde trabalho. Será q tem como uma pessoa com conhecimentos em PhP consegue fazer a instalação sem a ajuda da solis??
    Aguardo um retorno obrigada!

  4. Muito bom! Também estou configurando o Gnuteca para a biblioteca da minha escola, você pode me ajudar?

Leave a Reply

